Veja Mario a tomar as suas próprias decisões dentro do jogo

Veja Mario a tomar as suas próprias decisões dentro do jogo

Pesquisadores na Alemanha desenvolveram uma inteligência artificial que permite a Mario escolher o que deseja fazer e onde ir.


Um time de pesquisadores da Universidade de Tübingen, na Alemanha, desenvolveu uma inteligência artificial para o jogo Super Mario Advance que permite que o Mario escolha o que deseja fazer e onde quer ir – e não o jogador.

A IA permite que Mario responda a comandos de voz e pedidos de informações, experiencie emoções e aja autonomamente em resposta a essas emoções. Ele pode agir de acordo com a forma como se sente em um determinado momento.

Quando estiver com fome, por exemplo, irá procurar e coletar moedas. Quando estiver curioso, irá explorar o ambiente de forma independente. Ele também pode planejar suas ações com várias etapas de antecedência.

Quando o operador humano pede que Mario chegue a um local difícil, o encanador irá calcular quantos saltos precisará dar, quão alto e em qual direção. O programa usa o kit de ferramentas de reconhecimento de voz da Carnegie Mellon para que Mario possa entender os comandos de voz.

Quando alguém diz uma frase da coleção de linguagem do kit de ferramentas ao Mario, existem várias ações possíveis que ele pode tomar com base no que aprendeu. Por exemplo, o Mario só saberá que pular em um Gumba irá destruí-lo se alguém tiver dito esta informação.

Outra opção possível é que ele pule em cima de um Gumba por conta própria depois de ter sido instruído para encontrar um inimigo, e então ele poderá assimilar que saltar em um Gumba pode acabar com ele. Veja abaixo um vídeo que mostra o Mário em ação.

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Enviar um comentário