As crianças que jogam videogames violentos podem experimentar um aumento dos pensamentos agressivos, que por sua vez, podem aumentar o seu comportamento agressivo, sugere um novo estudo controverso.
No estudo, crianças com idades entre 8 e 17 anos que jogavam um monte de jogos de vídeo violentos mostraram um aumento no comportamento agressivo - como bater e empurrar- três anos mais tarde.
Enquanto isso, aqueles que diminuíram a quantidade de tempo que passaram a jogar jogos de vídeo violentos viram uma diminuição no comportamento agressivo, afirmaram os pesquisadores.
A razão para o aumento no comportamento agressivo foi o facto das crianças que jogaram um monte de jogos de vídeo violentos terem um aumento de pensamentos agressivos: por exemplo, eles eram mais propensos a interpretar um ato ambíguo como hostil.
Eles também eram mais propensos a ver o comportamento agressivo como uma forma adequada de responder a provocação, afirmam os pesquisadores.
No entanto, os especialistas não envolvidos no estudo dizem que a pesquisa tem falhas, e não acrescenta nada de significativo ao debate sobre se jogos violentos aumentar a agressividade, que tem sido uma questão controversa. [Games tornam os jovens mais éticos, afirma estudo]
Eles também dizem que outros pesquisadores devem ser autorizados a analisar os dados, para ver se eles acham o mesmo resultado. [Jogos de vídeo podem ser bons para crianças]
Críticas do estudo
Estudos sobre se jogos violentos levam à agressão em crianças têm sido mistos: alguns estudos têm encontrado uma ligação forte, enquanto outros não acham nenhuma ligação. [7 benefícios de saúde de jogar jogos de vídeo]
Christopher Ferguson, professor associado de psicologia na Universidade Stentson em DeLand, na Flórida, que não esteve envolvido no novo estudo, disse que os dados utilizados no novo estudo têm sido usados no passado para fazer conexões entre jogos violentos e agressão, mas que esse trabalho tinha sido anteriormente criticado.
Um problema é que o estudo apenas usava as avaliações da volência nos jogos de video feitas pelas próprias crianças, o que poderia influenciar os resultados. Ferguson observou que apesar dos aumentos em jogos violentos, filmes e programas de televisão, a violência juvenil não tem aumentado.
Andrew Przybylski, cientista social da Universidade de Oxford, no Reino Unido, concordou, dizendo que o novo estudo é "enfraquecido por deficiências analíticas que tornam difícil para mim avaliar onde ele se encaixa no debate".
O que os pais podem fazer?
Os pesquisadores do novo estudo afirmam que os pais devem prestar muita atenção aos hábitos de mídia dos seus filhos, e substituir os jogos com conteúdo violento por aqueles com conteúdo pró-social (tais como aqueles que envolvem a cooperação), que se pensa aumentarem o comportamento pró-social no mundo real. [10 games para jogar com crianças] [Top 5 MMOs para crianças]
No entanto Ferguson discorda. "Eu acho que cada pai tem o direito e a responsabilidade de decidir o que é melhor para a sua família, e também a respeitar que o que funciona para uma família pode ser diferente do que funciona para outra". Ele acrescentou que "é melhor entender que esta é uma decisão moral, não uma decisão de saúde pública".
Devido a estas opiniões divergentes, Przybylski convocou os pesquisadores do novo estudo para partilhar os seus dados com outros para ajudar a avançar o debate. "Este conjunto de dados é muito rico, e esta publicação levanta uma série de perguntas sobre como as coisas estão sendo computadas", disse Przybylski.
Se os dados forem compartilhados, "então todos estaremos a olhar para os mesmos fatos, em vez de apenas trocar opiniões ideologicamente conduzidas", disse Przybylski. O estudo foi publicado a 24 de março na revista JAMA Pediatrics. [Livescience]
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