Natureza virtual faz-nos sentir bem, mesmo que seja no Farmville

Natureza virtual faz-nos sentir bem, mesmo que seja no Farmville
Psicólogos ambientais sabem há muito tempo que os encontros com o mundo natural são bons para nós. 

Mas a natureza agora também pode ser encontrada nas nossas vidas virtuais - nas fotos que partilhamos online, os jogos que jogamos, até mesmo as palavras que usamos. E parece que ajudam a acalmar as nossas mentes.

O ciberespaço está cheio de imagens e linguagem da natureza. Por exemplo, o seu papel de parede apresenta uma cachoeira, uma floresta ou uma praia? Você colhe tomates no Farmville, explora os territórios exóticos de World of Warcraft ou passeia no Second Life? 

Talvez, como alguns fãs de Grand Theft Auto, você até mesmo partilhe as fotos das suas paisagens no Flickr. Se assim for, você está a experimentar a natureza através do seu telefone, tablet ou tela de computador. E é quase certo que você está fazendo algo de bom.

Na década de 1980, os psicólogos experimentais Rachel e Stephen Kaplan estudaram os efeitos da natureza sobre as pessoas. Eles descobriram que pequenos vislumbres do mundo natural poderiam ter efeitos mensuráveis ​​no bem-estar. 

Esses fenómenos, tais como a visão de algumas árvores através de uma janela, podem parecer insignificante ou longe, mas continuam a desempenhar um papel poderoso na sensação de bem-estar e dão-nos uma sensação de satisfação.

Os Kaplans descobriram que as pessoas com acesso a cenários naturais próximos eram mais saudáveis ​​do que aqueles sem esses cenários. E esses assuntos também aumentaram os níveis de satisfação com a sua casa, trabalho e vida em geral.

A natureza não tem que ser bonita ou complexa. E, surpreendentemente, você não tem que estar realmente fora para obter os benefícios. Muitos estudos descobriram que estar dentro de casa, ou usar imagens, em vez da realidade também tem efeitos. 

Assim, o efeito é ainda potente quando visto através de uma janela ou visto numa fotografia ou vídeo. A pintura, até mesmo um calendário de parede, pode ter um efeito semelhante benéfico. Estes resultados complementam os escritos do biólogo E.O. Wilson sobre biofilia, a atração para a vida e os processos realistas. 

Eles também estão ligados ao design biofílico, uma prática arquitectónica defendida pelo ecólogo social, Stephen Kellert. Projeto biophilic conecta edifícios ao mundo natural para criar ambientes onde as pessoas se sentem melhor e têm um melhor desempenho. 

Os projetos podem incluir jardins, as características da água e formas que imitam os da natureza, como conchas e folhagens. Haverá materiais naturais, muita luz e espaços abertos. Pode parecer improvável que o mundo digital possa oferecer o mesmo tipo de ambientes de cura. 

Mas há uma ligação entre os resultados descritos acima e as paisagens virtuais de hoje. Os efeitos benéficos mensuráveis nas proximidades de natureza muitas vezes ocorrem quando são vistos numa tela.

Em 2008, o neurocientista cognitivo Marc Berman informou que andar em volta de um parque produzia efeitos mais benéficos do que andar num ambiente urbano. O psicólogo Deltcho Valtchanov queria tentar o mesmo teste em ambientes virtuais tendo criado três espaços de realidade virtual.

Usando métodos de Berman, ele testou as reações de 69 indivíduos e constatou que o espaço de natureza virtual produziu um aumento no efeito positivo - felicidade, amizade, carinho e brincadeiras. Ao mesmo tempo o efeito negativo - medo, raiva e tristeza - diminuiu. [Livescience]
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1 comentários:

  1. acredito tbm que seja verdade!! jogava o dia todo com uma baita paciência tinha até 4 fazendas....
    Mas jogar FV hj é tenso mto fácil mto bobinho não souberam dar continuidade num projeto tão bom hahahaha

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