Atenção gamers, os chimpanzés podem superar as suas pontuações mais altas.
Panzee, uma chimpanzé fêmea, superou de forma significativa 12 crianças e 4 adultos num complexo game de labirinto no computador.
Pesquisadores colocaram quatro chimpanzés adultos contra doze crianças humanas que variaram entre os 3 e os 12 anos de idade, e quatro humanos adultos.
Os chimpanzés obtiveram um desempenho semelhante ao das crianças entre 3 e 6 anos, completando o labirinto praticamente no mesmo período de tempo.
Os cientistas também analisavam a eficiência de viagem (quanta distância os jogadores percorreram antes de terminar o jogo). E foi aí que Panzee brilhou. No labirinto mais difícil, ela percorreu uma rota significativamente menor do que as crianças – e até mesmo alguns adultos.
À medida que os labirintos se tonaram mais complicados, alguns humanos tentaram trapacear, pedindo ajuda aos seus companheiros de espécie. “Os humanos me pediam dicas, mas eu respondia que não podia dar dicas aos chimpanzés”, disse Francine Dolins, primatologista da Universidade de Michigan-Dearborn.
Os chimpanzés que participaram no estudo não foram estimulados com nenhum tipo de recompensa. Todos eram primatas do Centro de Pesquisa de Linguagem da Universidade Estadual de Geórgia.
Eticamente. os chimpanzés foram treinados a recusar a sua participação caso não o desejassem. Assim, se um cientista pedisse a Panzee para fazer alguma coisa, e ela não sentisse vontade, ela podia simplesmente sacudir a cabeça e passar o dia a brincar.
Já os humanos, foram estimulados com a promessa de presentes-vale numa livraria, enquanto as crianças foram recompensadas com lápis e adesivos. Os joysticks utilizados no jogo eram projetados para que cada posição fosse associada a uma direção cardeal (cima-norte, direita-leste).
Aos seres humanos foram dadas entre 10 a 20 sessões de treinamento para o jogo. Os chimpanzés, que já tinham experiência com o joystick e jogos semelhantes, receberam de cinco a 10 sessões para analisar o funcionamento do jogo.
Para os pesquisadores, os chimpanzés são capazes de realizar qualquer atividade que exija raciocínio lógico, desde que o animal gaste tempo suficiente nessa tarefa, e o faça por prazer. O estudo foi publicado em janeiro na revista American Journal of Primatology. [LiveScience]
0 comentários:
Enviar um comentário