Estudo sugere que jogar no iPad faz as pessoas sentirem enjoos

Estudo sugere que jogar no iPad faz as pessoas sentirem enjoos
Pesquisadores da Universidade do Minnesota dizem ter encontrado uma ligação entre o enjoo de movimento e os jogos iPad.

Na investigação, os pesquisadores jogaram o jogo Modern Combat, mas o jogo em si não é o que faz as pessoas ficarem enjoadas. O enjoo tem a ver com a forma como os jogos são jogados no tablet.

No estudo, metade dos participantes (com idade média de 21 anos) jogaram o jogo usando controles de inclinação, isto é, movendo manualmente o iPad. A outra metade jogou com controles sensíveis ao toque.

Aqueles que usaram controles de toque, ou seja com o próprio iPad imóvel, eram cinco vezes mais propensos a sentirem-se mal do os que utilizaram controladores de inclinação, descobriu o estudo. Eles jogaram durante 40 minutos, num ambiente de laboratório controlado.

Ainda assim, nem toda o mundo fica enjoado ao usar um dispositivo móvel como um iPad, mas se isso acontecer, de acordo com os pesquisadores, jogar numa tela imóvel é provavelmente o motivo por trás do enjoo.

Outros dois estudos realizados pelo mesmo laboratório do Minnesota, parecem apoiar a ideia de que, quando as pessoas não estão em controle da sua locomoção, são mais propensas a sentir enjoos de movimento.

Em 2011, Thomas Stoffregen, diretor do Laboratório de Percepção-Ação Affordance, no Minnesota, usou um Xbox 360 e jogos de condução para estudar porque um motorista é menos propenso a ficar enjoado do que um passageiro.

Em 2012, ele usou Call of Duty: Modern Warfare 2 para estudar o enjoo de movimento em pé, com alguém a "dirigir" um avatar na primeira pessoa e outros assistindo a uma gravação do seu movimento.

"Acontece que, como no nosso novo estudo, a diferença de ficar enjoado ou não tem a ver com o controle da sua locomoção", disse Stoffregen. O estudo foi publicado no formato de artigo pela revista Experimental Brain Research. [kotaku]
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Enviar um comentário