Pouco tempo depois do fim do jogo Flappy Bird, a Apple e a Google estão a tentar barrar a grande quantidade de jogos semelhantes das suas lojas de aplicativos, afirma o The Verge.
Entre os clones estão Flappy Fish, Flappy Pig e Splashy Fish. Um exemplo dessa caça aos games inspirados em Flappy Bird é o jogo chamado Flappy Dragon de Ken Carpenter, do estúdio Mind Juice Media, que viu o seu aplicativo rejeitado na App Store porque o nome do seu game era semelhante ao de um "aplicativo conhecido”.
A Apple informou que não está a impedir o lançamento de aplicativos com a palavra "flappy" no nome, mas que procura evitar jogos que tentem claramente enganar o internauta, levando-o a pensar que o novo game seria um substituto ou uma sequência do Flappy Bird original — tal facto deve-se à grande popularidade do título nas últimas semanas. O Google não comentou o caso.
No entanto, quando Flappy Dragon foi rejeitado no Google Play, Carpenter foi informado de que ele não deveria usar dados irrelevantes, enganosos ou palavras-chave em excesso na descrição de aplicativos, nos títulos ou metadata.
O que o Carpenter fez foi incluir na descrição do seu jogo uma frase a dizer que Flappy Dragon era o melhor aplicativo agora que o Flappy Bird não estava mais no ar. Por outro lado, a Nintendo nega envolvimento com o fim do popular jogo para dispositivos móveis.
De acordo com o The Wall Street Journal, a empresa disse que: "normalmente não comentamos rumores, mas essa especulação já foi desmentida". A dúvida é válida, uma vez que o visual de Flappy Bird se assemelhava bastante com o da série Marios Bros., especialmente pelos canos verdes do cenário.
O fim do Flappy Bird foi anunciado pelo seu criador há uma semana. Apesar de estar ganhando 50 mil dólares (120 mil reais) por dia com publicidade no aplicativo, o vietnamita Dong Nguyen se dizia infeliz em suas redes sociais devido à repercussão que o jogo havia causado e que a sua "vida havia virado um inferno".
Flappy Bird é um jogo simples onde o jogador clica na tela para manter o pássaro no ar de forma a que o mesmo consiga passar entre os canos sem lhes tocar. A competição consiste em chegar o mais longe possível. Recentemente, o jogo foi adaptado para computadores, mas há até gente a alugar iPhones com o game instalado por 1 dólar (ou 2,40 reais) ao minuto.
O bom artista cria, o verdadeiro artista copia, deixem rolar, e que vença o melhor clone.
ResponderEliminar