Jogos de vídeo - especialmente aqueles que promovem atividades como dança (Dance, Dance Revolution, ou qualquer jogo Zumba) podem também ajudar as mulheres de todas as idades a lutar contra a incontinência, de acordo com uma nova pesquisa.
O novo estudo foi publicado na revista Neurology and Urodynamics, e foi realizado por pesquisadores do Canadá e da Suiça.
No estudo, as mulheres que sofrem de incontinência urinária que passavam por um regime regular de exercícios de dança (usando videogames interativos populares) viram melhorias na força muscular do assoalho pélvico.
Isso é importante porque a construção nesses músculos, por sua vez, ajuda a melhorar o controle da bexiga entre os sujeitos do teste. Uma em cada quatro mulheres de todas as idades sofrem de incontinência urinária.
A condição torna-se mais comum em mulheres quando atingem os 70-80 anos de idade. "O nosso desafio era motivar as mulheres a aparecerem todas as semanas", observa o pesquisador Chantal Dumoulin.
"Nós aprendemos rapidamente que a componente de dança foi a parte que as mulheres acharam mais divertida e não quiseram perder. O aspecto de socialização não deve ser ignorado já que elas riam muito enquanto dançavam!", acrescentou Dumoulin.
No estudo, os pesquisadores utilizaram uma série de exercícios de dança de um videogame sem nome para um programa de fisioterapia dirigido aos músculos do assoalho pélvico. Vinte e quatro mulheres participaram do estudo.
Todas as participantes viram uma maior diminuição na perda de urina diária do que usando apenas o programa usual, bem como uma redução das desistências do programa e uma taxa de participação semanal superior.
Enquanto o jogo de vídeo pode não ser central para o estudo, a relação custo- eficácia do mesmo em comparação com outros métodos (como ir a uma aula de Zumba mais do que uma vez por semana) é um fator importante.
Assim, os jogos de dança podem não só ajudar a queimar calorias, perder peso indesejado, tonificar os músculos e ensinar-lhe alguns movimentos, como também podem ajudar as mulheres com incontinência urinária. [Gamepolitics, joystiq]
0 comentários:
Enviar um comentário