Trombose de Gamer: Como jogar em excesso pode ser mortal

Trombose de Gamer: Como jogar em excesso pode ser mortal
Jogar em excesso pode ser fatal. Um jovem da Nova Zelândia desenvolveu coágulos de sangue potencialmente fatais na perna depois de quatro dias a jogar PlayStation, de acordo com um relatório do seu caso. 

Talvez jogar jogos de vídeo, que envolve ficar sentado por longos períodos de tempo, deve ser adicionado à lista de maneiras com que as pessoas podem aumentar o risco de trombose venosa profunda (TVP), afirmam os médicos que trataram o jovem.

TVP é uma condição perigosa e por vezes mortal, porque os coágulos de sangue que às vezes se desenvolvem dentro das veias das pernas podem quebrar, viajar através da corrente sanguínea e bloquear uma artéria levando sangue para o pulmão, uma condição chamada de embolia pulmonar.

Normalmente, TVP ocorre quando as pessoas são imobilizadas por longos períodos - por exemplo durante uma longa viagem de carro ou uma viagem de avião. Também acontece após uma lesão ou cirurgia que requer repouso no leito, disse o Dr. Michael Go, um professor assistente de cirurgia vascular da Universidade Estadual de Ohio, que não estava envolvido no caso do gamer.

Na época do caso, o jovem estava de férias e passava oito horas por dia sentado na sua cama com as pernas estendidas a jogar jogos de PlayStation, de acordo com o relato do caso, que foi publicado a 8 de outubro no Journal of Medical Case Reports.

No segundo dia, ele desenvolveu dor e inchaço na perna esquerda, mas apesar do crescente desconforto, continuou a jogar jogos de vídeo durante mais dois dias. Quando ele finalmente foi ao hospital por causa da dor e inchaço, os médicos identificaram coágulos em várias áreas nas veias das pernas do homem, e deram-lhe medicamentos que dissolviam os coágulos.

Em termos de risco de TVP, jogar jogos de vídeo durante um tempo ininterrupto de longo não é diferente de uma viagem de avião, afirma Go. As pessoas devem fazer pausas e andar por aí a cada duas ou três horas, beber bastante água e fazer exercícios de pernas regularmente, se eles têm que se sentar por um longo período de tempo, acrescentou Go.

Outros fatores de risco para desenvolver TVP incluem tabagismo, obesidade, doenças cardíacas e cancro. A ligação entre a postura sentada prolongada e a trombose foi identificada durante o bombardeio de Londres na Segunda Guerra Mundial, quando um médico relatou mortes por embolia pulmonar em pessoas que passavam horas sentadas em cadeiras em abrigos antiaéreos, de acordo com o relato de caso.

Tromboses já haviam causado mortes em alguns casos de jogadores, afirmaram os médicos, referindo-se a um jogador de Xbox de 20 anos de idade, no Reino Unido, que passava 12 horas por dia online e morreu em 2011.

Com a crescente popularidade dos jogos de vídeo, o número de casos semelhantes é susceptível de aumentar, afirmam os médicos disseram, e o risco é provavelmente maior em jogadores extremos, que gastam 48,5 horas por semana a jogar, em média. [Livescience]
    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 comentários:

  1. Fui vitima disso parte jogando wow e parte trabalhando (6 a 7 horas sentado nos dois casos), mas meu caso ficou mais grave, pois minhas pernas não desenvolveram os sintomas e quando fui correr pra cruzar uma pista o coagulo se desprendeu da veia e foi parar na artéria pulmonar, causando uma terrível TromboEmbolia Pulmonar macica. Foram vários dias de UTI e depois muito tempo de internação pra controlar a coagulacao sanguínea. Na época comentei com a inensivista que cuidava de mim que a nova geração esta bem exposta a isso por conta de games e de trabalhos realizados exclusivamente em computadores. Importante dizer que embolias sao geralmente fatais, contudo, caso o paciente sobreviva, o tratamento aplicado dissolve bem o coágulo ambulante, mas a trombose pode permanecer por anos, danificando as válvulas das veias e podendo gerar novos eventos de embolia. Ou seja, tomem cuidado, pois a vida pode voltar ao normal, porem algumas sequelas te tiram parte de sua qualidade de vida.

    ResponderEliminar