Fazer dinheiro com um jogo web é possível. Com um jogo em Flash, existem maneiras claras e estabelecidas de fazer dinheiro.
Além disso, criar jogos com o intuito de ganhar dinheiro, força-o a colocar mais esforço no seu trabalho. A criação de um produto acabado e o seu envio.
Aqui você vai aprender a comercializar o seu jogo, como enviá-lo para testes, como pensar a partir da perspectiva do usuário, como negociar e obter esse senso de independência de saber o que está a fazer, fato que lhe abre as portas maiores e melhores oportunidades.
Anúncios
Os anúncios são a maneira padrão de ganhar dinheiro, mas a menos que o seu jogo seja muito popular ou já foi patrocinado, você não vai ter muito retorno.
O valor que você recebe do seu jogo pode ser medido tanto em CPM (o quanto você ganha por cada 1000 visualizações do anúncio) ou CPC (quanto você ganha com um clique). CPM varia, dependendo da qualidade do anúncio, que por sua vez é ditada pela qualidade e tamanho da audiência.
Grosso modo, os anúncios de caem em duas categorias: In-Game e Portais (Revenue Share). Mochi e CPMStar são os principais mecanismos no mundo da publicidade in-game. Mochi tende a ter CPMs mais baixos do que a CPMStar, mas o maior trunfo de Mochi é ser uma rede de distribuição que coonta com milhares de portais. A CPMStar é um convite só rede.
Relativamente aos Portais, a sua melhor aposta é o Kongregate, que partilha entre 25 e 50% da receita (através de banners e anúncios de pré-jogo) dependendo de como integrar o seu jogo com a sua API e da exclusividade para com eles. Seus CPMs são decentes por causa da relativamente alta qualidade dos jogos no site e da audiência focada nos jogos. Outro portal é o Newsgrounds.
Em suma, apesar de tudo, os anúncios são na melhor das hipóteses, uma forma suplementar de receita que pode funcionar bem num jogo que é popular ou patrocinado, mas raramente são uma fonte primária de rendimento.
Patrocínios
Os patrocínios são, em geral, a melhor maneira de ganhar dinheiro com jogos em Flash. Os patrocinadores são portais de jogos que compram direitos exclusivos para comercializar e distribuir o jogo no seu site e em outros portais.
Os patrocínios variam muito em estilos de pagamento e prazos. De um modo geral , eles caem em uma das três categorias: Quantia única, baseados na performance e híbrido de ambos.
Na quantia única, o patrocinador paga uma quantia fixa para comprar a exclusividade para o jogo indefinidamente ou por um período acordado de tempo, antes do jogo "desbloquear" e poder ser distribuído através de outros portais.
Qual é o alcance? De tão baixo quanto 100 dólares até aos 5.000 dólares, sendo a média algo entre 500 e 1000 dólares. Para maiores patrocinadores, como a Armor Games, não é incomum que até mesmo o jogo médio receba muitas vezes isso. Tudo depende de sua capacidade de negociar, o seu portfolio, os termos, o patrocinador, e, claro, a qualidade e o potencial do jogo.
Um patrocínio baseado no desempenho, implica que será pago por clique de volta para o site do patrocinador. Coloque os dois juntos, e você terá um modelo em que você recebe algum pagamento antecipado e recebe novamente ao atingir certas metas.
Mas como você encontrar um patrocínio, em primeiro lugar? Pode fazê-lo de duas maneiras. Através do FlashGameLicense (FGL) ou através de contatos da sua rede. O FGL é essencialmente um eBay para os jogos patrocinados.
Você coloca o seu jogo no site e por uma taxa de até 10% do valor (8% é o número mágico) receberá propostas de patrocinadores. Alguns desenvolvedores têm manifestado preocupações com a FGL, mas para a maioria ainda é uma ótima maneira de ser notado pela primeira vez.
Em caso de encontrar patrocinador faça a sua pesquisa e certifique-se de que você não está a ser enganado pelo patrocinador. Não aceite automaticamente a maior oferta. Pense no negócio com calma e siga o seu instinto.
A segunda maneira de prender um patrocínio é através de contatos e as pessoas que você conhece. Se você conhece bons desenvolvedores de jogos ou teve contato prévio com os proprietários de sites, é relativamente fácil arranjar um patrocínio dessa forma. A construção de uma reputação vai ajudá-lo a esse nível.
Moeda Virtual
Alguns provedores de API , como Mochi criaram plataformas de moeda virtual para a prestação de microtransações para os usuários finais. Embora existam muitas histórias de sucesso com este modelo, você deve ser realista sobre as suas chances porque esses sucessos surgem a partir de determinados tipos de jogos.
Parece atraente ser capaz de vender "pacotes de nível" para o seu jogo, mas você está sempre muito melhor com um patrocínio do que com esse método, algo que os patrocinadores e veteranos da indústria sabem funcionar melhor.
Eu já testei o CPMStar no meu site, não obtive sucesso, as receitas foram muito menores que o Google Adsense.
ResponderEliminarJogo fantastico
ResponderEliminar