Os jogos de computador podem ser um item popular na lista de desejos de Natal de muitas crianças. Mas, para alguns pais, os jogos tem sido associados a uma série de conotações negativas, desde desperdício de tempo até promoção de violência.
O professor Mark McMahon, um especialista em jogos da Edith Cowan University, afirma que a pesquisa revela que os jogos oferecem uma série de benefícios sociais e educacionais para os jogadores.
A chave é assegurar que o jogo é apropriado, tanto em termos de restrição de idade como de conteúdo do jogo. Ao invés de ser desperdício anti-social e de tempo, McMahon acredita que os jogos pode realmente construir habilidades sociais nas crianças.
"Os jogadores estão colhendo os benefícios sociais quando os seus amigos vêm e jogam jogos de computador juntos. Eles usam muitas vezes estratégia, gerenciamento de tarefas complexas e formação e gestão de equipas", disse ele.
Os benefícios dos jogos não terminam no desenvolvimento social. No recente relatório científico os jogos foram considerados mentalmente estimulantes, com capacidade de reduzir o stress e altamente educativos.
Ainda assim, para McMahon, os pais devem estar cientes de que muitos jogos e aplicativos incentivam os usuários a gastar dinheiro para progredir no jogo. "O modelo de negócio de muitos jogos free-to-play é construído em torno de compras externas por meio de micro-transações dentro de jogos. Os jogadores podem ficar viciados no jogo gratuito antes de serem encorajados a gastar dinheiro para 'subir de nível'".
Estes jogos e aplicativos estão muitas vezes ligados a uma conta do iTunes ou Google Play e os pais podem ter uma surpresa desagradável quando recebem a sua fatura de cartão de crédito no final do mês. Nesse sentido, McMahon aconselha os pais a limitar o acesso dos seus filhos ás suas contas, ou garantir que seus filhos peçam permissão antes de fazer uma compra.
Os novos consoles PlayStation 4 e Xbox One serão sem dúvida escolhas populares neste Natal, mas os consumidores não devem descontar o Nintendo Wii U e os 2DS, especialmente se você está a comprar para crianças mais jovens.
McMahon disse ainda que há grandes benefícios de jogar jogos de transformação, que são projetados para criar ambientes de aprendizagem envolvente e imersiva para a entrega de objectivos de aprendizagem específicos.
Muitas vezes referidos como "Jogos Sérios", os "jogos transformacionais são projetados para o impacto social e estão sendo utilizados em áreas como militar, educação, formação e saúde pública. A experiência profundamente imersiva de jogo pode ser uma poderosa ferramenta para envolver as pessoas, dando-lhes oportunidades para tomar decisões e ver as consequências de maneiras interessantes", afirmou McMahon.
Os jogos de simulação, em particular, podem produzir aprendizagem que tem relevância para além do mundo do jogo e pode ser muito mais interessante e autêntica do que estar sentado numa sala de aula" , concluiu o pesquisador. [Sciencealert]
0 comentários:
Enviar um comentário