Histórias alternativas são algumas das melhores histórias de ficção. Partem do mundo real e, em seguida, alteram totalmente um evento-chave, sendo uma mistura perfeita de realidade e ficção.
E os jogos usam essa mistura um monte de vezes, quer para nos dar a conhecer contos fantásticos de eventos do mundo real, ou para fundamentar uma história ridícula no reino dos videojogos.
Aqui estão alguns dos exemplos mais notáveis. Observe, porém, que há histórias que caem na área de ficção histórica. É uma ligeira distinção, mas um passo importante.
A fim de fazer parte desta lista, a história de um jogo tem que partir da história real Terra, conhecida num ponto muito específico, não apenas ocorrer em algum momento no passado.
Wolfenstein: The New Order: Tudo mudou quando os nazistas ganharam a Segunda Guerra Mundial. Em 1960 o mundo é dominado por fascistas ocultos ostentando elegante hardware steampunk sci-fi retro e robôs enormes.
Stalker: Shadow of Chernobyl: Tudo mudou quando uma segunda explosão ocorreu na zona de exclusão ao redor do local do desastre de Chernobyl. O novo cataclismo causa mutações no povo, flora e fauna da região transformando-os em horríveis e perigosas novas formas.
Freedom Fighters: Tudo mudou quando a Rússia terminou a Segunda Guerra Mundial, através do desenvolvimento da primeira bomba atómica e soltando-a em Berlim. Com a capital alemã recalibrada de forma nitidamente mais plana, a Rússia tornou-se a super-potência dominante do mundo, apoiando uma proliferação de estados comunistas em todo o mundo. Sessenta anos mais tarde, os russos ficam realmente arrogante e invadem os EUA.
Damnation: Tudo mudou quando a Guerra Civil Americana passou por algumas décadas a mais do que deveria ter. Isso levou a uma mudança na evolução da tecnologia do mundo, o que significa que o motor de combustão interna nunca aconteceu e a energia a vapor tornou-se a tecnologia dominante.
The Chaos Engine: Tudo mudou quando um viajante do tempo voltou para a Inglaterra vitoriana e acidentalmente deixou cair uma carga de tecnologia futurista em todo o país. O sinistro Barão Fortescue, apanhou a tecnologia que usou para fazer engenharia reversa na criação de todos os tipos de máquinas sinistras, incluindo o Chaos Engine - capaz de alterar o tecido espaço-tempo.
Fallout: Tudo mudou quando os anos 50 nunca terminaram. A tecnologia melhorou, mas infelizmente, o mesmo fizeram as armas nucleares, por isso, quando a seca de petróleo mundial provocou uma série de conflitos internacionais entre 2052 e 2077, um apocalipse nuclear global foi a única coisa que pôde levar a um cessar-fogo.
Command & Conquer: Red Alert: Tudo mudou quando Albert Einstein decidiu que a Segunda Guerra Mundial (sim, de novo) foi algo que o mundo poderia ter passado bem sem, e viajou de volta no tempo 1946-1924 para matar Hitler. Infelizmente, com a sua existência apagada a expansão soviética tornou-se agressiva. Sem a Alemanha pelo caminho, a Rússia tentou dominar o mundo, provocando a Segunda Guerra Mundial de qualquer forma, apenas com um sabor diferente.
Resistance: Fall of Man: Tudo mudou quando um divergente espanhol/americano da guerra levou a uma Primeira Guerra Mundial alternativa, que por sua vez conduziu a uma Europa próspera e pacífica, em vez do caldeirão bombástico de tensão e ressentimento que levaram à II Guerra Mundial. Assim, os nazistas nunca surgiram, nem a Grande Depressão.
Assassins Creed: Tudo mudou quando a Humanidade acabou por ser apenas uma das duas espécies dominantes na Terra, sendo que a outra ficou extinta há milénios, mas andava a avisar-nos de um segundo apocalipse através de uma série de hologramas brilhantes. Os Assassinos e os Templários, em seguida, começaram a travar uma interminável guerra secreta contra os outros ao longo dos tempos, com o objetivo de controlar a tecnologia da sociedade perdida para o bem ou para o mal.
Só de não ter last of us já tá ruim!
ResponderEliminar