Pesquisas anteriores sobre se jogar jogos de vídeo poderiam tornar as pessoas mais inteligentes têm obtido resultados contraditórios, mas um novo estudo mostra um efeito muito tangível de jogar jogos de vídeo: Partes do cérebro podem aumentar.
Em particular, jogar Super Mario 64 durante 30 minutos por dia ao longo de dois meses aumentou o volume do cérebro de voluntários adultos, específicamente o seu hipocampo direito, o córtex pré-frontal direito e o cerebelo.
Essas regiões do cérebro são responsáveis pela formação da memória, planeamento estratégico, controle muscular, e navigação.
Os pesquisadores do Instituto Max Planck para o Desenvolvimento Humano mediram os cérebros dos voluntários via ressonância magnética, tendo-os comparadocom um grupo de controle que não jogou os jogos de vídeo.
Eles descobriram que partes do cérebro aumentavam significativamente entre os jogadores e teorizaram que o acto de jogar videogames pode ser útil para o tratamento de distúrbios cerebrais.
Assim, os videogames poderiam ser usados para neutralizar fatores de risco conhecidos para a doença mental, como um menor volume do hipocampo e do córtex pré-frontal presentes nas perturbações de stress pós-traumático, esquizofrenia e doenças neurodegenerativas.
Enquanto os pesquisadores têm diversas opiniões sobre se um cérebro maior significa necessariamente que a pessoa seja mais esperta, o tamanho de certas áreas do cérebro pode ser significativo.
De facto a ciência afirma que maior massa cinzenta está positivamente correlacionado com melhor memória e a diminuição da massa cinzenta aparece correlacionada com transtorno bipolar e demência.
Especialmente interessante neste estudo foi o facto dos voluntários que disseram que gostaram de jogar os jogos de vídeo apresentarem um aumento da massa cinzenta ainda maior.
Em qualquer caso, esta pode ser uma evidência que sustenta ainda mais a opinião de que jogar videogames pode ser benéfico além de apenas entretenimento. [Lifehacker]
Legal, mas prefiro jogos de tiro
ResponderEliminar